terça-feira, dezembro 24, 2002
Bela prenda de Natal.....
Andaram a enrolar tanto tempo com manobras de diversão, para no fim conseguirem exactamente o que queriam....
Filhos da Puta!!!!
Artistas Unidos Podem Acabar
Público, Terça-feira, 24 de Dezembro de 2002
Concluída a carreira de "Baal", de Brecht, em Maio, os Artistas Unidos deverão acabar, disse ontem Jorge Silva Melo depois de uma reunião com o secretário de Estado da Cultura, José Amaral Lopes.
Amaral Lopes disse a Silva Melo que afinal os Artistas Unidos (AU) já não poderão ocupar o pavilhão das OGMEE, em Belém, para onde se mudariam em Janeiro - a Câmara Municipal de Lisboa (CML) tinha-se comprometido a custear as obras de recuperação do espaço.
Seria nas OGMEE que os AU ficariam dois anos mas a vereadora da Cultura, Maria Manuel Barbosa, disse que o orçamento para as obras naquele edifício (que não é tutelado pela CML) foi muito superior ao previsto e não compensava investir num espaço provisório. A CML está à procura de uma alternativa, que só divulgará daqui a um mês.
Aos AU, um assessor da CML comunicou que podiam ficar em Braço de Prata durante "mais uns tempos". "Só que isso não resolve o problema", diz Silva Melo. É que ali não há condições para ensaiar "Baal" (com 22 actores), não há casas de banho, não podem montar o cenário e o sistema eléctrico não funciona. "Nunca tive tão más condições de trabalho, nem quando tinha 18 anos", diz.
Apesar de Amaral Lopes ter manifestado interesse no projecto do Centro de Artes da Capital, nada está decidido: "Sem horizonte", não há condições de trabalho, diz Silva Melo, frisando que ainda não começaram as obras n'A Capital, de onde foram despejados em finais de Agosto, com entidades das quais o encenador é porta-voz (APA, Eira ou Re.Al).
A Capital foi encerrada, sem aviso prévio, depois de assinalados problemas estruturais. "Tem havido o maior reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos AU", diz a vereadora. E acrescenta: "Nenhuma das produções foi cancelada. A CML pagou os espaços, deu apoio à promoção e divulgação. Vão ter mais duas produções no São Luiz. Ou há reconhecimento de parte a parte, ou apetece desistir."
Silva Melo acrescenta: "Se em Setembro me tivessem dito que ia ficar aqui, não teria começado a ensaiar 'Baal'. Por muitos esforços que tenham sido feitos, mentiram-me. A CML não tem obrigação de me arranjar um espaço. Mas prometeu fazê-lo: fiz as opções de gestão baseadas nessa promessa. Podia ter gasto o subsídio no aluguer de um espaço decente onde ensaiar para depois acabar com os AU."
O director dos AU diz que é isso que vai fazer: está à procura de uma sala onde ensaiar "Baal" - a estreia está marcada para 7 de Março, em
Viseu. Joana Gorjão Henriques
salamandrine 12:35
|